WE ARE THE CHAMPIONS

WE ARE THE CHAMPIONS
FOREVER...

sábado, 16 de janeiro de 2010

Formatura I

Texto de orador, Gabi:

Poderia começar esse discurso falando de nosso futuro incerto daqui para frente, desse medo que todos temos de não conseguir ser alguém importante, de não ser feliz o suficiente, de não orgulhar nossos pais o suficiente, de não sermos o que queríamos ser ou simplesmente descobrirmos que o que queríamos ser não é tão legal assim... Tantos medos! Poderia até iniciar este discurso com aquele velho chavão: “Hoje começa um novo ciclo em nossas vidas...”. Mas não. Teremos a vida inteira para planejar nosso futuro e para viver nosso presente. Então, o mais importante agora é relembrar nosso passado. Um passado que vivemos juntos e que ficará eternamente gravado no coração de cada um de nós. Esse passado que acaba hoje.
Às vezes paramos para pensar e parece que foi ontem nosso primeiro dia de aula. Lembra do medo que a gente tinha de ser esquecido e ninguém nos buscar na escola? Lembra da primeira vez que chegamos em casa loucos para contar que havíamos conseguido fazer uma conta de matemática? Aprendido uma coisa nova? Lembram quando aprendemos a ler e a escrever? Dizem que a emoção da primeira palavra escrita e lida é tão grande para nós e para nossos pais como a primeira palavra falada. Lembram do primeiro coleguinha? Muitas vezes é até com o mesmo que, tempos depois, tivemos nossa primeira briga.
Talvez nós não nos lembremos de todas as dificuldades que enfrentamos, de todos os erros que cometemos, de todas as notas vermelhas, de todas as broncas; mas o importante é saber que dentro de cada um de nós nasceu uma força que nos fez vencer tudo. Assim como é provável que não nos lembremos de todos os amigos, de todos os micos sofridos ou assistidos, de todas as risadas, palhaçadas, apelidos... Mas o mais importante é lembrar que tudo isso, durante um momento de nossas vidas nos fez sentir aquela sensaçãozinha tão gostosa e cada vez mais rara: fez nos sentirmos felizes.
Daqui alguns anos, quando formos médicos, enfermeiros, logísticos, advogados, nutricionistas ou professores, é provável também que não nos lembremos do nome de todos nossos colegas que estão aqui, nem de todas as piadas, de todos os dias, de todos os rostos. Mas o que conta mesmo é nos lembrarmos o quanto foi importante, fez a diferença, valeu a pena.
Tendo agora acabado de falar desse passado, podemos voltar ao chavão do nosso ciclo que se inicia. E sobre este ciclo só vale ressaltar que, assim como tivemos apoio de nossas famílias e de nós mesmos, também teremos daqui para frente. É inútil repetir o quanto todos aqui desejam o nosso bem, almejam nosso melhor, mas quem sabe seja necessário dizer que todos acreditam no nosso potencial de vencer. Por que não acreditarmos também?
E, quem sabe daqui um tempo quando revermos as fotos, baterá aquela tristeza, não de arrependimento, mas aquela saudade gostosa dos bons momentos passados junto à galerinha. Quem sabe até quando toparmos com algum de nós nas ruas da vida, poderemos ter força de estufar o peito e dizer, não que é médico, enfermeiro, arquiteto, engenheiro, mas sim, com todo orgulho e brilho nos olhos: eu sou feliz.
Que tenhamos coragem para enfrentar nossos medos, dignidade para voltar atrás nos erros, garra para seguir em frente nas lutas e amor para mover montanhas.
A todos nós, formandos de 2009 da Escola Tancredo Neves & Objetivo, uma sincera salva de palmas, carregada do orgulho do que fomos e do orgulho maior ainda do que vamos ser.
Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário