WE ARE THE CHAMPIONS

WE ARE THE CHAMPIONS
FOREVER...

domingo, 17 de janeiro de 2010

EXTRA EXTRA EXTRA: DISCURSO DA PARANINFA...

... MAIS MARAVILHOSA QUE O MELHOR TERCEIRO DO ETN DE 2009 TEVE NA MELHOR FORMATURA DO ETN EM 2009 (ufa, cansei):

Durante três anos, os senhores pais aqui presentes dividiram comigo a honra de acompanhar os vossos filhos e filhas. Durante estes três anos, todos os dias letivos, eu estive com eles, como um aluno me disse em uma redação, “mais do que nossos próprios pais, por isso é natural que você saiba mais de nossas vidas do que eles”. Eu não sei se isso é verdade.

O que eu sei é que fiz muitas maldades. Verdade, pais. Eu sou má. Dentre as muitas que fiz, gostaria de compartilhar aquela que me fez sofrer mais ao ver o sofrimento dos nossos meninos e meninas.

Certa feita, eu pedi a eles que escrevessem uma carta de despedida para os seus pais, pois no minuto seguinte eles seriam fuzilados. Podem imaginar o quanto choraram? Calma! A situação era hipotética. Mas bondosamente, esse grupo maravilhoso que aqui se encontra sempre confiou em mim e é por isso que estamos aqui hoje: somos íntimos.

Compartilho com os senhores trechos das últimas palavras dos filhos de vocês, caso fossem fuzilados. Não os identificarei. Seria uma traição à confiança dedicada a mim.

“Não gosto de silêncio. Nunca gostei. Vocês sabem. E sabendo que falta tão pouco para ouvir os últimos sons da vida, acho que prefiro silenciar.”

“Antes de qualquer coisa, quero agradecer por tudo o que vocês fizeram por mim e me desculpar por, muitas vezes, não ter sido a filha que vocês gostariam.”

“Espero que saibam que, se seu pudesse, continuaria fazendo tudo para melhorar sempre”

“Não é preciso dizer que vocês foram os mais importantes seres da minha vida, pois foi do amor de vocês dois que eu nasci e é com esse amor que tentei retribuir a vocês, tentando chegar aos pés de todo o sacrifício que vocês fizeram para me fazer viver feliz.”

“Fui uma pessoa muito manhosa enquanto criança, ciumenta enquanto jovem. Perdi algumas oportunidades de sentar à mesa com vocês para conversar no jantar, pois estava estudando ou vocês chegavam muito tarde, pois estavam cuidando do nosso futuro”.

“Gostaria de parabenizá-los pelo fato de tornarem-me quem sou hoje. Se cheguei onde estou é por vocês, que me instruíram, me acompanharam dias após dia, que me deram força e me mostraram que, ainda com injustiça e crueldade, o mundo tem seu lado belo.”

“Eu sou o espelho de cada um de vocês e me orgulho por ter o privilégio de ser filha de pessoas heroínas.”

“Mãe, para mim, você é a mulher mais linda, inteligente, amiga, alegre, traduzindo o perfeito. Meu sonho era um dia ter sido um terço do que você sempre foi”

“Mãe, nas minhas brincadeiras de criança eu nunca quis ser a Xuxa ou a Cinderela, a Branca de Neve. Eu queria ser você. Eu nunca vi a Xuxa lutar, brigar e conseguir o que ela queria. Na verdade, eu nem sei o que a Xuxa queria. Nunca via a Cinderela correndo bravamente com o sapatinho de cristal para matar uma barata. Eu queria ser você, Mãe. Assim, eu poderia ser tudo.”

“Pai, perdoe-me por todas as vezes que fiquei com ar aéreo enquanto o senhor dava um de seus – muitos – discursos que mudariam o mundo. Mãe, perdoe-me por todas as vezes que não limpei a casa, nem sei explicar o porquê...”

“Espero que você, Pai, consiga entender, depois dessa carta, o quanto eu te amo, mesmo sem demonstrar com abraços e beijos”.

“Sou grato até pelas surras, pois eu sei que a repreensão é uma demonstração de amor.”

“Mas acima de tudo, não se esqueçam dos momentos, dos segundos dessa trajetória toda, sem se importar com o que sentem, lembrem-se de que fui eu mesma.”

“Gostaria que soubessem que sempre tive o maior orgulho de ser filho de vocês. Gostaria de poder criar meus filhos da mesma maneira que fui criado para ser um exemplo de pai para eles, assim como vocês são os meus.”

“Hoje pode ser o último fim da minha vida, mas não o fim de tudo. Ainda vamos nos encontrar”

“Àqueles que ficam, honrem os vossos pais. Escutem o que eles têm a dizer e aprendam”.

“Beijos de uma filha que te ama muito, em silêncio”

Eu tenho certeza de que, nessa noite, os senhores pais e mães merecem todo o nosso carinho. Por terem compartilhado suas vidas conosco, obrigada. Por terem nos dados a oportunidade de dividir o que sabemos com vossos filhos e filhas, obrigada. Por fazer valer à pena todos os dias a profissão que eu escolhi – ser professora – obrigada. Porque nenhum ser humano pode realizar-se em si mesmo e é nestes meninos e meninas que continuamos a ser, muito mais que ter. Parabéns aos formandos de 2009 da escola ETN Objetivo por fazerem a diferença, por serem, mais que terem. Há um mundo que os aguarda...



Profa. Claudia Oliveira

PS: Alguém duvidava que ela arrasaria? [Cricri... Cricri...]

Um comentário:

  1. Sabe o que é pior? Continuo a fazer a cara de aérea para o meu pai e a não limpar a casa. Que coisa!

    rsrs

    Obrigada Prof por enviar seu texto e, mais ainda, por tê-lo feito. (um minuto, acho que estou ouvindo algo, ah sim, é "puxa-saco! puxa-saco" rsrs)

    Falta só o da Angel...

    ResponderExcluir